Quanto influencia em cliques as primeiras posições do Google? CTR Google Primeira Página Google
CTR Google Primeira Página Google. Análise feita por Brian Dean com 5 milhões de resultados de pesquisa do Google para entender melhor a taxa de cliques orgânicos.
Primeiro, analisamos os dados da CTR em 874.929 páginas e 5.079.491 consultas de pesquisa.
Em seguida, analisamos como fatores como o comprimento da tag do título, o sentimento e as descrições meta afetam a CTR orgânica.
Graças aos dados fornecidos pelo ClickFlow , conseguimos obter dados da CTR de várias contas diferentes do Google Search Console.
Qual o CTR Google Primeira Página Google para a primeira posição?
Portanto, sem mais delongas, vamos ver os resultados.
Aqui está um resumo de nossas principais conclusões:
1. O resultado nº 1 nos resultados de pesquisa orgânica do Google tem uma CTR média de 31,7%.
2. O resultado orgânico nº 1 tem 10 vezes mais chances de receber um clique em comparação com uma página no nº 10.
3. A CTR orgânica para as posições 7 a 10 é praticamente a mesma. Portanto, mover alguns pontos na parte inferior da primeira página pode não resultar em mais tráfego orgânico.
4. Em média, subir 1 ponto nos resultados da pesquisa aumentará a CTR em 30,8%. No entanto, isso depende de onde você está indo e voltando. Passar da posição 3 para a posição 2 normalmente resultará em um aumento significativo na CTR. No entanto, passar do 10º ao 9º não faz diferença estatisticamente significativa.
5. As tags de título que contêm uma pergunta têm uma CTR 14,1% maior do que as páginas que não têm uma pergunta no título.
6. Tags de título entre 15 e 40 caracteres têm a CTR mais alta. De acordo com nossos dados, as páginas com um tamanho de tag de título entre 15 e 40 caracteres têm uma CTR 8,6% maior em comparação com as que estão fora desse intervalo.
7. Os URLs que contêm uma palavra-chave têm uma taxa de cliques 45% maior em comparação aos URLs que não contêm uma palavra-chave.
8. Adicionar “Power Words” à sua tag de título pode diminuir sua CTR. Descobrimos que os títulos com Power Words tinham uma CTR 13,9% menor em comparação aos títulos que não continham Power Words.
9. Títulos emocionais podem melhorar sua CTR. Descobrimos que títulos com sentimento positivo ou negativo melhoraram a CTR em aproximadamente 7%.
10. Escrever meta descrições para suas páginas pode resultar em uma CTR mais alta. As páginas com uma meta descrição recebem 5,8% mais cliques do que aquelas sem uma descrição.
CTR Google Primeira Página Google, Resumão:
A Primeira posição no Google tem 37,73% de CTR
A Segunda posição no Google tem 24,71% de CTR
A Terceira posição no Google tem 18,66% de CTR
A Quarta posição no Google tem 13,60% de CTR
A Quinta posição no Google tem 9,51% de CTR
A Sexta posição no Google tem 6,23% de CTR
A Sétima posição no Google tem 4,15% de CTR
A Oitava posição no Google tem 3,12% de CTR
A Nona posição no Google tem 2,97% de CTR
A Décima posição no Google tem 3,09% de CTR
Tenho dados e informações detalhadas de nossa análise abaixo.
O resultado nº 1 do Google obtém 31,7% de todos os cliques. CTR Google Primeira Página Google.
O objetivo inicial do nosso estudo foi estabelecer parâmetros de CTR.
Usando nosso conjunto de dados completo de ~ 5 milhões de resultados, descobrimos que o resultado nº 1 tem a CTR mais alta (de longe).
Também vimos uma queda acentuada da CTR começando na 2ª página dos resultados.
De fato, apenas 0,78% dos pesquisadores do Google clicaram em algo da segunda página.
Essa tendência de CTR é consistente com outros estudos do setor de CTR, como este do Advanced Web Ranking .
Como a CTR iniciada na 2ª página é extremamente baixa, desejamos nos concentrar nos resultados da primeira página. Por isso, refizemos essa análise com dados que excluíam os resultados da página 2 e além. Também eliminamos as consultas que podem distorcer os resultados com uma CTR anormalmente alta (por exemplo, consultas com marca).
E depois de analisarmos apenas os resultados da primeira página com esse subconjunto de dados, descobrimos que o resultado nº 1 no Google tem uma CTR de 31,7%.
Aqui está o detalhamento completo da CTR dos resultados orgânicos da primeira página do Google:
Como você pode ver, o resultado nº 1 do Google tem uma CTR 10x mais alta em comparação com o resultado nº 10.
Para quem trabalha no campo de SEO por um período de tempo, essa descoberta não deve ser uma surpresa. É sabido que o ranking nº 1 é significativamente mais valioso do que qualquer outra posição.
O que a Moz diz a respeito do CTR Google Primeira Página Google?
Isso porque, de acordo com uma pesquisa recente da Moz , muitos usuários do Google instintivamente clicam no primeiro resultado no Google. Provavelmente, isso explica por que o resultado nº 2, que está apenas alguns pixels abaixo do ponto nº 1, tem uma queda tão grande na CTR.
Informações importantes: o resultado nº 1 do Google recebe 31,7% de todos os cliques.
Picos orgânicos de CTR na posição 5 … e novamente na posição 3
Como descrevi, o resultado nº 1 do Google tem (de longe) a CTR mais alta.
No entanto, ainda existem cliques fora da posição superior.
Especificamente, enquanto a CTR é relativamente plana entre as posições 6 a 10, há um aumento significativo na CTR começando na posição 5.
Isso sugere duas coisas:
- A maioria dos usuários não passa o quinto resultado.
- Mover da posição # 6 para # 5 pode resultar em um aumento significativo na CTR.
Vemos outro aumento acentuado da CTR começando na posição 3.
Isso pode ser devido ao fato de que, para resultados sem anúncios ou recursos de SERP, o resultado nº 3 geralmente aparece acima da dobra.
De fato, descobrimos que os três principais resultados de pesquisa do Google recebem 75,1% de todos os cliques.
Informação importante: Os nossos dados sugerem que “a classificação na primeira página” pode não ser um objetivo de SEO digno. Em vez disso, trata-se de classificar no primeiro lugar (ou pelo menos no top 3). Os três principais resultados orgânicos obtêm 75% dos cliques.
Subir uma posição aumenta a CTR em 30,8%
Descobrimos que, apesar de tudo, mover uma única posição no Google aumenta a CTR relativa em 30,8%.
No entanto, esse aumento da CTR não é distribuído uniformemente. Nem mesmo perto.
O impacto da CTR de subir nas SERPs variou muito, dependendo da posição.
Por exemplo, passar da posição 9 a 8 resultará em 5% mais cliques. Não é uma diferença enorme.
No entanto, passar da posição 6 para a posição 5 resultará em 53,2% mais cliques.
Informação importante: subir uma posição no Google aumentará a sua CTR relativa em uma média de 30,8%. No entanto, esse aumento varia muito, dependendo da posição. Descobrimos que o maior aumento da CTR veio da passagem de 6 para 5, o que resultou em um aumento absoluto de 53,2% na CTR.
A maioria dos sites obtém 8,1 cliques por consulta
Também analisamos, para todas as consultas relatadas no Google Search Console, quantas resultaram em cliques.
Primeiro, descobrimos que a maioria das consultas classificadas por um site no Google recebe muito poucas impressões.
Isso sugere que a maioria das palavras-chave classificadas por um site são caudas longas com baixo volume de pesquisa. Ou que o site não está em uma classificação alta para esses termos. Ou ambos.
E provavelmente devido a um baixo número de impressões, a maioria das consultas resulta em um pequeno número de cliques (8,1 por consulta).
Resumo: O ranking de palavras-chave X pode não ser uma métrica valiosa de SEO. Isso ocorre porque a maioria das páginas é classificada por palavras-chave com pouco volume de pesquisa. Em vez disso, a maioria das impressões e cliques costuma vir de um número relativamente pequeno de consultas.
Os títulos das perguntas têm uma CTR acima da média
Comparamos a CTR orgânica média entre os títulos que continham e não continham uma pergunta.
(Definimos uma pergunta como um título que usava os termos “Como, Por quê, O Quê, Quem” ou um título com um ponto de interrogação).
Descobrimos que os títulos com perguntas tiveram uma taxa de cliques 14,1% maior em comparação aos títulos sem uma pergunta.
Aqui está o detalhamento completo da CTR nos 10 principais resultados.
Essa descoberta é consistente com os principais estudos sobre CTR, como este publicado na revista Social Influence .
As perguntas podem melhorar a CTR porque, quando alguém está procurando algo no Google, está basicamente procurando uma resposta para uma pergunta .
(Eles são chamados de “consultas”, afinal).
E o uso de um título de pergunta pode confirmar ao leitor que seu resultado contém a resposta para a pergunta exata.
Por exemplo, usei um título de pergunta nesta página otimizado com o termo “link nofollow”.
De acordo com meus dados do GSC, essa página tem uma CTR de 29,2%.
A maioria das pessoas que procura um termo amplo como “link nofollow” deseja saber o que realmente é um link nofollow. E o título da minha pergunta mostra que meu resultado dará ao pesquisador a resposta que ele está procurando.
Informação importante: as etiquetas de título baseadas em perguntas têm uma CTR 14,1% maior em comparação com os títulos que não são perguntas.
Tags de título entre 15 e 40 caracteres têm a melhor CTR
Qual é o tamanho ideal da tag de título? Você deve manter seus títulos curtos e agradáveis? Ou use títulos longos que contêm muitas informações sobre seu conteúdo?
De acordo com nossos dados, você deseja apontar para algum lugar no meio.
Especificamente, descobrimos que títulos entre 15 e 40 caracteres têm a CTR orgânica mais alta.
Embora possa haver um benefício de SEO de tags de título longo (títulos mais longos = mais palavras-chave), isso pode ser parcialmente compensado por uma CTR orgânica mais baixa.
De fato, o Etsy testou inúmeras variações de tags de título como parte de um experimento de SEO em larga escala. E eles descobriram que “pareceu em nossos resultados que tags de título mais curtas tiveram melhor desempenho do que tags mais longas”.
O autor dessa postagem levantou a hipótese de que títulos mais curtos podem ter um desempenho melhor no Google devido à correspondência de consultas. No entanto, de acordo com nossa análise, a CTR também pode desempenhar um papel no motivo pelo qual títulos curtos e médios funcionam melhor.
Informações importantes: as tags de título entre 15 e 40 caracteres têm a melhor CTR orgânica. Os títulos dentro desse intervalo têm uma taxa de cliques média 8,6% melhor em comparação aos que ficam fora desse intervalo.
URLs ricos em palavras-chave são correlacionados com uma CTR significativamente mais alta
Queríamos ver se os URLs ricos em palavras-chave impactaram positivamente a CTR.
Por exemplo, leve alguém procurando por “viagens de fim de semana”. Um URL como travel.com/weekend-trips teria uma CTR mais alta que travel.com/travel-page ?
Para realizar essa análise, analisamos cada uma das consultas de pesquisa, comparamos-as com os URLs e fornecemos um índice de similaridade que variava de 0% a 100%.
Um valor de 0% significa que as duas palavras não são semelhantes, enquanto um valor de 100% significa uma combinação perfeita. Ignoramos todos os sinais de pontuação e símbolos. Também tratamos certas palavras da mesma forma (livro versus livros, bolo versus bolos etc.).
De fato, encontramos uma forte correlação entre URLs ricos em palavras-chave e CTR orgânica (valor de p = 0,01)
Embora uma correspondência perfeita entre consulta e palavra-chave tenha resultado na CTR mais alta, nossos dados mostram que um URL que corresponde parcialmente a uma consulta também pode resultar em um aumento significativo na CTR.
O guia de otimização de mecanismos de pesquisa do Google lembra aos webmasters que o URL da sua página aparece nos SERPs. E eles recomendam que você use “URLs com palavras relevantes para o conteúdo do seu site …”.
E um artigo de 2012 publicado pela Microsoft descobriu que “domínios confiáveis” tinham uma CTR mais alta nos mecanismos de pesquisa em comparação com domínios com os quais as pessoas não estavam familiarizadas.
A teoria por trás disso é que os usuários de mecanismos de pesquisa usam o URL de uma página para descobrir a melhor correspondência para sua consulta.
Informação importante: encontramos um aumento de 45% na CTR para páginas com uma correspondência de consulta perfeita (toda a consulta de pesquisa está no URL) versus uma não correspondência (nenhum termo de consulta de pesquisa corresponde ao URL).
“Palavras poderosas” podem afetar negativamente a taxa de cliques
“Palavras poderosas” são palavras e frases específicas criadas para ajudar a destacar suas manchetes e, em teoria, obter mais cliques.
Por exemplo, Power Words e termos como:
- Segredo
- Poderoso
- Final
- Perfeito
- Melhor
- Insano
- Surpreendente
Nossos dados descobriram que o Power Words na verdade diminuiu a CTR em 13,9%.
Minha teoria é que, embora o Power Words seja ótimo para chamar a atenção em plataformas barulhentas (como o Facebook), elas podem parecer iscas de clique nos resultados de pesquisa do Google.
Por exemplo, veja os 3 principais resultados da palavra-chave “como escrever títulos”.
Para uma palavra-chave como essa, você esperaria títulos exagerados como “Como escrever títulos incrivelmente surpreendentes”.
No entanto, os três principais resultados usam tags de título bastante subjugadas.
Resumo: Embora o Power Words possa funcionar nas mídias sociais, elas podem prejudicar sua taxa de cliques orgânicos. De fato, títulos com Power Words têm uma CTR 13,9% pior em comparação com títulos sem Power Words.
Títulos emocionais podem aumentar a taxa de cliques orgânicos
Nossos dados sugerem que os títulos emocionais (títulos com sentimento positivo ou negativo) têm uma CTR mais alta em comparação aos títulos emocionalmente neutros.
Especificamente, descobrimos que os títulos emocionais têm uma CTR absoluta 7,3% maior em comparação aos títulos não emocionais.
Também descobrimos que títulos negativos e positivos tendem a funcionar igualmente bem. Controlando outras variáveis (como posição de classificação), os títulos com sentimento positivo têm uma CTR 7,4% maior, enquanto os títulos com sentimento negativo têm uma CTR 7,2% maior.
Para esta análise, analisamos cada palavra no título para “polaridade do texto”. E cada título recebeu uma pontuação de sentimento com base na opinião negativa ou positiva estimada do título.
Por exemplo, um título como este foi considerado neutro.
E este título foi classificado como tendo um sentimento positivo.
Vários estudos do setor, incluindo este da BuzzSumo , encontraram uma correlação entre títulos emocionais e envolvimento.
No entanto, não consegui encontrar nenhum estudo do setor que visasse especificamente a relação entre tags de título emocional e a CTR orgânica do Google.
E pelo menos de acordo com nossos dados, os títulos emocionais podem resultar em uma taxa de cliques mais alta nos resultados orgânicos.
O interessante é que, enquanto descobrimos que as Power Words prejudicam a CTR, os títulos emocionais ajudam a CTR.
Isso pode ser devido ao fato de o sentimento ser uma métrica mais sutil do que a presença ou ausência de uma única Palavra de Poder. Em outras palavras, é possível escrever um título com carga emocional sem usar uma Power Word. E títulos que habilmente apertam botões emocionais sem parecerem clickbait podem se destacar e receber mais cliques nas SERPs.
Informação importante: títulos com sentimento negativo ou positivo têm uma taxa orgânica de cliques mais alta do que títulos neutros.
As páginas com uma meta descrição têm uma CTR média mais alta do que as páginas sem uma descrição
Embora as descrições não afetem diretamente o SEO, o Google ainda recomenda escrever uma meta descrição única para todas as páginas do seu site.
De fato, eles até sugerem que descrições bem escritas podem melhorar o número de cliques que você recebe na pesquisa do Google.
Por isso, decidimos comparar a CTR orgânica entre as páginas com e sem uma meta descrição. Descobrimos que as páginas com meta descrições tinham uma CTR 5,8% melhor em comparação com as páginas sem descrição.
Essa descoberta não deve surpreender ninguém com experiência em SEO. Mesmo que o Google nem sempre use as meta descrições que você escreve para eles, sua meta descrição pode aparecer com bastante frequência nos SERPs.
Sem uma meta descrição para recorrer, o Google precisa puxar snippets da sua página para preencher esse espaço no snippet.
E o texto que o Google extrai da sua página quase sempre será menos atraente do que uma descrição bem escrita.
Informação importante: Escrever meta descrições exclusivas para cada página pode aumentar a CTR orgânica do seu site. Descobrimos que páginas com uma meta descrição tinham uma CTR 5,8% maior em comparação com páginas sem uma descrição.
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Abaixo os contatos para um convite para Palestra de Marketing Digital:
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Dúvidas frequentes
A quem se destina a Palestra Marketing Digital?
Converse com o Palestrante de Marketing e monte o tema da sua Palestra sobre Marketing Digital. Breno Chaves não é metódico está sempre aberto a novas formas de trabalho e isso faz com que cada vez mais seu nome seja chamado para eventos de Marketing Digital.
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Por que devo investir em Palestra de Marketing Digital?
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Quanto tempo tem uma Palestra Marketing Digital?
Não trabalhamos com um tempo de Palestra de Marketing e sim necessidade. Adaptar-se ao cliente é a melhor forma de fazê-lo aprender e entender de um assunto.
Palestrante de Marketing Digital Breno Chaves é Especialista em SEO?
Sim. Procure no Google por Especialista em SEO em BH, Profissional de SEO em BH, Consultor de SEO em BH ou SEO em BH, você vai ver que Breno Chaves é primeiro.
Mas o que é SEO?
O SEO (otimização para mecanismos de buscas e em inglês Search Engine Optimization), e falando a grosso modo otimização de sites, envolve uma séries de conjunto de técnicas e estratégias para que um site possa melhorar seu posicionamento nos resultados de busca orgânica do Google, ou seja, é o inverso de links patrocinados. Para ficar nessa posição você não paga nada para Google, porém precisa dessas técnicas para alcançar a primeira página.
Palestrante de Marketing Digital Breno Chaves é Especialista em Google ADS?
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Além disso procure por O Melhor especialista de Google ADS do Brasil, lá está Breno Chaves na primeira posição com sua Agência ABC Marketing Digital.
O que é Google ADS?
Antigo Google Adwords, Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Você paga o Google para aparecer nas primeira posições do seu buscador.
Como comprovam que estão desde 2008 na área de Marketing ?
Nós fazemos questão de deixar bem claro para o cliente que realmente temos todos esses anos de agência de marketing digital. Com isso acesse o site https://archive.org/web/ em seguida cole esse site http://profissionalsites.com.br depois clique em Browse History.
Clicando em 12 de junho de 2008 , você verá nossa primeira versão do nosso primeiro site Profissional Sites, o que depois se tornaria ABC Marketing Digital.
A agência ABC Marketing digital do Palestrante de Marketing Breno Chaves é realmente certificada pelo Google Partners ?
Sim, a ABC Marketing Digital é Certificada Google Partners. Ao contrário de muitas agências de marketing digital que somente colocam uma imagem com a de exemplo abaixo com um click você pode confirmar se o certificado é original ou não. O Certificado original leva para um link como esse: https://www.google.com/partners/agency?id=2402748100
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