O que é Smarketing ?

O que é Smarketing ?
06 ago 2016
O que é Smarketing ?
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Aprenda o que é Smarketing ?

O termo foi criado pela Hubspot.
Smarketing é: O processo de alinhar a equipe de Marketing e Vendas em torno de metas comuns dentro de uma empresa ou organização, com o objetivo de melhorar a receita/venda/conversão.

Então :

Sales + Marketing = Smarketing
Hoje vivemos a cultura da pressa então assertividade é uma palavra que deve ser respeitada.Juntando velocidade e assertividade temos o smarketing.

As empresas juntaram o setor de marketing e vendas na maioria das vezes na mesma sala, para conseguir resultados rápidos, conheça mais sobre nossa Consultoria de Marketing Digital em BH.

O Smarketing funciona ?

SIM. Por experiência própria já prestei serviço de Consultoria em Marketing Digital em Belo horizonte para empresas que usam o Smarketing e realmente da resultado.Uma das empresas que prestei serviço de consultoria e marketing digital colocou vendas/comercial e marketing digital junto é fantástico o nível melhora significativamente nas vendas, pois os vendedoras em contatos com os clientes via telefone ou chat recebiam algumas observações tais como:

  • O cliente está tendo dificuldade em interpretar a descrição do produto.
  • O cliente quer saber o valor máximo das parcelas sem juros.
  • Notamos que temos algumas dúvidas repetidas, vamos colocar na página de perguntas freqüentes.
  • O cliente está pedindo envio de correios grátis acima de R$500,00 em compras.

Acima são só alguns exemplos de requisições que o marketing entrava em ação rápido para resolver e assim surgiam cada vez mais oportunidades de melhora de receita/venda/conversão.

 

Termos usados no Smarketing.

Existem dois tipos de Leads para o Smarketing.Sãos:
Os MLQs e SQLs

Conceito de MQLs.

Marketing de leads qualificados, vulgarmente conhecidos como MQLs, são os contatos que tiveram interesse inicial e e foram identificados como os mais profundamente engajados, ou seja leads.

Conceito de SQLs.
Leads qualificados para Venda, são leads que se transformaram em clientes em potencial.

 

Como funciona na prática de Smarketing?

João trabalha em uma empresa que só trabalha com desenvolvimento de sites institucionais e não desenvolve e-commerce.

Então João do setor do comercial recebe um formulário preenchido pelo site, de um cliente querendo fazer um site.Nessa etapa o contato é classificado como LQM.

Após a ligação João descobre que o cliente já tem um site e gostaria de fazer um e-commerce.
João então desclassifica o LQM, que não se transformou em SQL(Marcando assim em seu CRM).Esse Lead só seria um SQL se quisesse fazer um site institucional, sendo assim um cliente em potencial.

 

Por que João deve marcar no CRM ? – o que é Smarketing ?

Simples, para posteriormente calcular quantos MQL’s são precisos para gerar X SQL’s, exemplo:
A cada 1000 formulários de pedidos de sites enviados, 200 realmente fazem sites.

200 SQL’s / 1000 MQL’s = 0,2 x 100 (percentual) Taxa de Conversão = 20%

Então o Consultor de Marketing Digital em Belo Horizonte chega a seguinte conclusão, que para gerar negócio para essa empresa é preciso no mínimo 1000 MQLs.

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Breno Chaves

Breno Chaves é Consultor de Marketing Digital.Pós-graduado em Marketing e Vendas, MBA em BI (Business Intelligence).Experiência de mais de 10 anos em links patrocinados Google Adwords, hoje é um dos profissionais que une BI (Business Intelligence) + Marketing Digital, com foco em Resultado.Possui todos os Certificados Google Adwords e outros: Hubspot, Google Analytics, Microsoft BI, HP e mais. Linkedin -> https://br.linkedin.com/in/breno-chaves

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